sábado, 10 de outubro de 2009

Vencendo o medo de falar em público

Caros leitores,

trago hoje duas dicas para vencer o medo de falar em público.

A primeira é praticar a RESORI, ou Respiração Original, do Dr. Austro Queiroz, publicada em seu site, logo na página inicial. Aliás, vale a pena ler todo o material que lá está, para quem deseja conhecer outras técnicas de relaxamento, como o RC (Relaxamento Cinético), por exemplo.

A segunda dica é sobre O Livro do CHI (TOHEI, 2000, Ed. Manole), do mestre Koichi Tohei. Neste livro ele ensina uma técnica simples de meditação, basicamente fundamentada na concentração em um ponto baixo do corpo, qualquer que seja a parte do corpo que estejamos focalizando, ele sempre recomenda focalizar a parte mais baixa dela.

Um exemplo de meditação é sentar, com as pernas cruzadas, e colocar a atenção num ponto abaixo do umbigo, com o objetivo tanto de esvaziar a mente ao mesmo tempo que não utilizamos uma marca física para fazê-lo. Isso precisa de um treinamento mínimo e simples. Basta ser diário.

Depois de sentar-se confortavelmente, fixe um ponto abaixo do umbigo, e simplesmente respire, observando sem nenhuma tensão como o ar entra e sai dos pulmões. Dez a vinte minutos deste exercício diariamente são excelentes para acalmar uma mente estressada.

Outra recomendação do Mestre Tohei, para ajudar no relaxamento antes de apresentações públicas, é sacudir as mãos, ao lado do corpo, em direção ao solo, para deixar a tensão sair. Enquanto você sentir que suas mãos ainda tremem, repita o exercício, e respire com o abdomen. Inspire pelo nariz e expire pela boca. Vale a pena ler O Livro do CHI (ou KI) para obter a informação completa sobre esta técnica.