quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Hipnose para Vencer o Medo

As pessoas que sofrem de paranoia, pânico, medo intenso, fobias, ou seja qual for a denominação que a ciência dê para a situação, não raro estão dispostas em algum nível a fazer o que for preciso para acabar com o medo, principalmente se a solução puder vir de um ritual, de uma pílula ou até mesmo de uma cirurgia.

Entre os muitos expedientes que a medicina tradicional encontrou para "tratar" o medo está a hipnose, que muitos pacientes e terapeutas consideram, mesmo que oficiosamente, como a "cura definitiva" do problema.

Não é.

Para entender por que essa opinião, é necessário que entendam-se tanto como funciona o medo na vida da pessoa, quanto o que faz, ou propõe-se a fazer, a hipnose.

O medo é uma energia cujo único objetivo é paralisar a pessoa. Suas origens podem ser, em resumo, traumas do passado ou manifestações do instinto de conservação.

Seja como for, a única maneira de vencer o medo é conhecendo-o em detalhes. E a única maneira de alguém conhecer o medo é mergulhando nele, com a consciência de que não está fazendo um voo para a morte, mas sim agindo como um pesquisador que faz o censo de todos os componentes do medo.

Já a hipnose tenta reprogramar a mente da pessoa para "resolver" o medo que, querendo ou não, é parte dela. Essa "solução" pode ser pela tentativa de sufocamento da emoção, ou pelo enfrentamento, levando o paciente a encarar a situação apavorante em condições controladas, com o objetivo de criar uma consciência de que aquele medo não é mais real.

Mas a hipnose só funciona com pacientes que conscientemente se deixem hipnotizar. E se um paciente se deixa conscientemente hipnotizar com o fito de resolver o problema, é correto dizer que ele próprio já tem a decisão e a consciência necessária para resolver o conflito!

A hipnose pode ser uma ferramenta para que a pessoa se sinta mais confortável para mergulhar no seu medo e conhecê-lo, a fim de viver em paz. Mas como tal, não é essencial: só a decisão e a vontade firme de conhecer as entranhas do problema a ser resolvido é que é.

E quando a pessoa descobre que tem o poder de entrar e sair de seus medos, guiada por sua consciência, a última coisa que ela quer é muletas para atrapalhar seus passos.