terça-feira, 24 de maio de 2011

O quadragésimo-primeiro koan do Portal Sem Porta

Caso 41: A paz de espírito de Bodhidharma

Bodhidharma estava sentado de frente para o muro de pedra.  O Segundo Patriarca do C'han (Zen) chinês, Suika, ficou longo tempo na espessa neve.  Finalmente, ele cortou seu próprio braço e o apresentou a Bodhidharma.  Ele disse, "Seu aluno não consegue pacificar a mente.  Você, o Primeiro Patriarca, por favor, dê-me paz de espírito!" O Primeiro Patriarca respondeu:
"Traga essa mente, eu a acalmrei!" O Segundo Patriarca disse, "Eu procuro por ela em todos os lugares, mas não consigo encontrá-la!" Bodhidharma respondeu: "Eu já a pacifiquei para você!"

Comentários de Mumon:
Esse sujeito velho desdentado da Índia orgulhosamente viajou dez mil li (medida chinesa equivalente a 500 metros; milha chinesa) por sobre o oceano (até a China).  Isto foi de fato como se ele deliberadamente levantasse ondas onde não havia nenhuma onda. Por fim, ele conseguiu apenas um discípulo, que foi mutilado por  cortar seu próprio braço.  Meu Deus, ele era um tolo mesmo.

O Primeiro Patriarca da Índia ensinava retamente,
Uma série de problemas iniciou-se dele.
O que perturbou o mundo calmo,
Boddhidharma é, você mesmo!

***

Estas traduções foram feitas a partir da versão em inglês, encontrada nesta página.