quinta-feira, 12 de maio de 2011

O décimo-quinto koan do Portal Sem Porta

Caso 15. Os sessenta golpes de Tozan

Tozan foi a Ummon e Ummon perguntou-lhe de onde ele tinha vindo. Tozan respondeu, "De Sato!" Então Ummon perguntou, "Onde você estava, então, durante o verão?" Tozan respondeu, "No Templo Hoji na Província de Konan." Ummon ainda perguntou a Tozan, "Quando você saiu de lá?" Tozan respondeu, "Eu parti em 25 de agosto." Ummon disse a Tozan,"Você merece 60 pancadas, mas eu vou lhe perdoar hoje!"

No dia seguinte Tozan ajoelhou-se e curvou-se profundamente a Ummon e disse, "Ontem você me perdoou os 60 golpes, mas ainda não compreendo a respeito de que eu estava errado." Então Ummon disse a Tozan, "Você realmente é um comedor de arroz que não serve pra nada! Não admira que você circulasse por Konan e Kosei para nada!" Nesse exato momento, Tozan foi despertado.

Comentário de Mumon:
Ummon fez Tozan se alimentar da forragem genuína do Zen, apresentou-lhe o caminho único da atividade viva, e o auxiliou a evitar a extinção. Durante toda a noite Tozan nadou nas ondas de Sim e Não até que ele chegou a lugar nenhum.  Quando amanheceu, novamente Tozan foi a Ummon para ser despertado. Afinal, Tozan não estava tão amadurecido.

Agora lhe perguntarei: Tozan mereceu 60 pancadas? Se você disser Sim, então não só Tozan, mas todos também merecem 60 pancadas!  Se você disser Não, Ummon é um trapaceiro. Se portanto você entender isso claramente, Tozan e você respiram o mesmo ar!

A leoa mal ensina seus filhotes,
Ela chuta-os para longe e os filhotes saltam.
As palavras atiradas por Ummon bateram direto no coração de Tozan,
Enquanto a primeira seta de Ummon é leve, a segunda seta acertou profundamente.
***

Estas traduções foram feitas a partir da versão em inglês, encontrada nesta página.